sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Auto-estima



A Auto-Estima é algo muito importante na nossa vida. A maior parte das vezes não se dá importância, sendo este factor primordial na nossa existência.

Por detrás dela, estão inúmeras situações que determinam o nosso rumo. O facto não gostarmos de nós próprios, determina que  tenhamos decisões erradas uma vida inteira, casamentos falhados, amigos falsos, fecharmo-nos no nosso casulo,  medo de arriscar,  medo de nos relacionarmos, entre muitos outros.

Somos Seres Humanos, e não somos perfeitos de modo nenhum. Mas quando temos uma boa Auto-Estima, defendemo-nos melhor das outras pessoas, das dificuldades/obstáculos da vida, das nossas próprias armadilhas.

Para isso contribui o factor educacional/família, a sociedade/meio onde nos inserimos, etc. Nem sempre quem nasceu em “berço de ouro”, é capaz de vencer. Fazem-no aqueles que têm de lutar arduamente para seguir em frente nos seus objectivos de vida, por não terem os meios necessários. Daí resultam pessoas mais fortes e determinadas. Quando é preciso ir á luta, vai-se, muitas vezes com muitos receios, dificuldades, mas com vontade de vencer. Há muita coisa que os nossos pais não ensinam, porque não tiveram ocasião ou oportunidades para isso.

Mas hoje, apesar das dificuldades cada vez maiores a todos os níveis, temos de lutar ainda com mais força, porque os tempos futuros não vão ser melhores, pelo contrário. A Auto-Estima ajuda a enfrentar os nossos problemas e ter a humildade de pedir ajuda,  se necessário. Infelizmente há muita miséria mental, espiritual, financeira e emocional escondida. 

Mary Rosas

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Auto-estima...
É muito importante a pessoa ter noção de si mesma, amar-se e respeitar-se...
Ninguém dá o que não tem, para se dar, tem que se ser e tem que se ter...
Que cada um triunfe em Si mesmo, triunfando para a Vida.
Um abraço com estima.

Pedro Gonçalves disse...

A auto-estima é o combustível da vontade de viver...
Gostei bastante deste texto..
Parabéns!