domingo, 21 de novembro de 2010

Gotas de Água



A vida é uma viagem!

Um dia damos conta de que estamos sobre a Terra.

Quando? Nem isso sabemos.
De onde viemos? E como estamos aqui?

Em conversa com alguém que muito aprecio, falávamos de gotas de água. Somos como uma gota, individual, com memória de todo o Tempo que passou, certa e segura de ser uma gota idêntica (mas não igual) a todas as outras.
Para onde vamos? Para o Oceano primordial depois de atravessarmos todos os estádios do nosso ser, na busca incessante do Grande Ser que somos no mais íntimo.

Perguntamos, e quanto tempo precisamos para a viagem?
Não acredito no tempo, pois é apenas um ponto de referência entre duas acções. Não se confunda o tempo com o Intervalo.  O tempo permite-nos organizar o nosso mundo terreno, é apenas um marcador. Tem a importância de marcar momentos, instantes que depois guardamos na memória da Vida. É no tempo que cometemos as acções que preenchem o retorno, bom ou menos bom. É no tempo que chamamos viagem à vida que preenchemos.

O Intervalo é a pausa que nos permite Viver. É no Intervalo que nos compreendemos, que somos. Que seria da música sem Intervalo? Que seria das palavras sem Intervalo? E que seriamos sem o Intervalo na respiração? Não seríamos, pois não passaríamos do ciclo inspiratório ao expiratório e assim por diante.
E é nesse Intervalo que espreitamos o Ser que Somos, é nesse Intervalo que Tudo se joga.

E o que tem o Intervalo a ver com gotas de água?
Tal como uma nota de música se diferencia da outra pelo intervalo, também uma gota é gota porque se diferencia da outra... pelo Intervalo, como uma pessoa se diferencia da outra apenas pelo Intervalo.

E no Intervalo, o Tudo!

2 comentários:

Anónimo disse...

"Um dia damos conta que estamos sobre aterra", pergunto-me se algum dia darei conta que já não estou sobre a terra??? Se alguma vez terei percepção deste intervalo, "estar sobre a terra e não estar sobre a terra". Exatamente como a gota de agua, " ser gota enquanto gota e deixar de o ser como gota de agua" teve o seu tempo, e intervalo para ser e não ser, não deixando no entanto de o ser...
Bom momento de reflexão este texto.
A vida está cheia de intervalos para ser vivida. Penso que,é por si só um Intervalo da Vida, para desta forma experienciar-mos o conhecimento que há em nós, dádiva da propria VIDA...
beijo grande.

Unknown disse...

Eu direi,
a Vida é o inicío da partida,quando e onde chegaremos não sei...O tempo,o tal marcador, irá contar o que falta e quem sabe o intervalo também lá esteja para marcar a pausa entre uma gota e outra até ao desaguar no Oceano....