sábado, 27 de novembro de 2010


Não é meu costume retomar textos publicados. Todavia, por razões particulares, vou referir-me a um poema publicado, sob o titulo “Quem somos”. Teve comentários interessantes, um dos quais foi muito para além do expresso. Diz nomeadamente que “É um hino à maternidade”. Assim é efectivamente, na sua realidade mais profunda e velada.

Todos nós, homens ou mulheres, trazemos em nós a potencialidade de um Menino Deus, todos nós estamos grávidos de Divino. É a Centelha divina que guardamos no mais íntimo de nós, a nossa Luz mais profunda, o nosso Mestre de todos os instantes.

Sim, é um outro Ser, que, mistério dos mistérios, somos e em simultâneo ainda não somos. Na verdade, podemos dizer que somos dois – não vivemos na dualidade?

Um é a personalidade, a Alice, a Maria ou o Joaquim...., que, ilusão, tomamos pelo Ser. Vivemos a maior parte do tempo pela personalidade, em nome dela, pelo seu bem-estar, agimos em consonância. Ela ocupa todo o espaço do nosso mundo. Trabalhamos, pensamos, lutamos por ela! Um dia, porque é terrena e mortal, ela chega ao fim do seu Tempo! Julgamos, na maior do tempo, ser o fim! Medo, terror, morte! E todas as crenças da Alice, da Maria ou do Joaquim caem, desvanecem-se perante a visão deste “fim”.

O outro, a Centelha Divina, eterna e interna, que espera tomar o Espaço e o Tempo que somos. É o Deus que todos trazemos e que é a razão do sermos Filhos. É a maternidade divina, o Ser que temos de dar à Luz na caverna do nosso coração, no segredo do segredo, dos Pastores e dos Anjos. Pastores porque cuidam dos animais (corpo físico) e Anjos porque louvam a Deus (parte espiritual).

E quando a criança divina nascer, grande Feito terá acontecido na Humanidade: um humano que deu à Luz o Filho do Homem. Este Homem é o Homem primordial, com todas as qualidades divinas a quem o Pai insuflou o Seu sopro e criou à Sua Imagem e Semelhança.

É dura e difícil esta gestação. O parto é a Páscoa da Vida.

Por isso, um bem haja a quem comentou o poema “Quem somos” como um hino à maternidade... sim Maternidade no sentido mais nobre, mais profundo e mais encoberto da palavra.

Esta é só a minha perspectiva. Peço desculpa à autora do poema pela interpretação que fiz. Estou certa que compreenderá.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pedir desculpa? porquê?
Sinto-me lisongeada por tão bela interpretação, devo simplesmente agradecer e dizer que o facto de mencionar o meu tão simples poema como um "hino à maternidade", vai totalmente de encontro ao estado de espirito e de sentir em que me encontrava quando de mim o poema saiu...
Apenas consigo dizer OBRIGADA.