segunda-feira, 16 de maio de 2011

PÉS A CAMINHO


Peregrinação de Amarante até ao Santuário de Fátima


Olá a todos.
Gostaria de partilhar as minhas experiências de peregrina, de enfermeira e de reikiana nas peregrinações ao Santuário de Fátima.
Início com uma breve abordagem do que é uma peregrinação, assim:
Uma peregrinação (do latim per agros, isto é, pelos campos) considera-se uma jornada efectuada por uma pessoa devota de uma dada religião a um lugar sagrado por essa mesma religião.
O acto de peregrinar e as peregrinações remontam aos tempos mais primitivos em que predominavam os costumes ou ritos pagãos. Diz-se que a Catedral de Santiago de Compostela, pode ter sido construída onde passaria antes uma outra rota mais antiga, que seria a peregrinação de Finisterra (fim-de-terra), á costa Ocidental para ver o deus Sol a “morrer” no mar, e que no dia seguinte “ressuscitava” no Oriente.
As primeiras peregrinações do Cristianismo datam do início do século IV, e tinham como destino a Terra Santa.
Peregrinar não se trata apenas do acto de caminhar (no caso da peregrinação a pé), nem de executar um trajecto com um determinado numero de quilómetros, peregrinar é caminhar motivado “por” ou “para algo”.
Como é do conhecimento de todos as peregrinações começaram a desenvolver-se a locais onde estavam enterrados Santos, Apóstolos, Mártires e locais onde se diz ter aparecido a Virgem Maria.
Assim as peregrinações a Fátima tem inicio em 1917 com as primeiras aparições da Senhora Vestida de Branco e mais Brilhante do que o Sol, como diziam os Pastorinhos. Inicialmente as pessoas deslocavam-se até á Cova de Iria para confirmar o que era relatado pelas três crianças, no entanto, estou convencida que o Amor da Virgem Mãe aqueceu o coração dos fiéis e convenceu sempre as pessoas do Amor mais Alto e Maior.

Em 2001 fui peregrina a pé ao Santuário de Fátima, fui por promessa. O meu filho mais novo estava na urgência do hospital de S. João, era um menino de 2 anos, estava com suspeita de uma doença grave, que lhe provocava febre alta, dores insuportáveis e que o impossibilitava de andar. Quando a medica de neuropediatria me disse o risco que o menino corria, eu banhada em lágrimas, apenas encontrei força no colo da Mãe do Céu. Pedi-Lhe que Olha-Se para o meu filho, porque sendo eu tão limitada nada poderia fazer por ele. Queridos amigos e leitores, este pedido foi feito as 22h, tinha sido administrado um ben-u-ron 125mg ao meu pequenino, ás 2h da manha a febre passou e o meu filho levantou-se, agarrou-se á cama e começou a caminhar. Estivemos no hospital 3 dias por prevenção, o menino não precisou de mais medicação…

Desde então, sou peregrina a pé, todos os anos, fora do mês de Maio. Não sei porque faço esta caminhada, mas faço-a, quase sempre em silencio, caminho comigo e com os outros. Em Maio dou apoio como enfermeira a um grupo de Amarante. Dou apoio a este grupo desde 2002, este ano o grupo teve 308 peregrinos, na estrada éramos 15 pessoas a acompanhar o magnifico grupo que calmamente percorreu 250km a pé.
Gostaria de vos transmitir o que significa ser enfermeira ao serviço da peregrinação, de cada um e de todos, mas, a beleza que se sente é intransmissível por palavras, apenas é sentida por quem a vive… eu e todo o grupo de apoio na estrada durante estes dias descansámos de 3h a 4h por noite, sente-se uma Força Maior, que nos orienta e nos repõe a energia constantemente, durante os dias de apoio o cansaço não nos vence, há Algo bem superior que nos alimenta e nos faz ir mais além…

Sou reikiana desde Janeiro de 2007, foi em Maio desse ano que tive as primeiras experiências de Reiki com os peregrinos, fiquei surpreendida com os resultados, quando me apercebi, tinha muitos peregrinos que me diziam “Enfermeira, tire as mãos, já nada me dói…”.
Foi com a peregrinação que fiquei convencida que o Reiki actua e é com toda a certeza um Caminho a seguir. Hoje quase todos os enfermeiros e guias a pé deste grupo de peregrinação são reikianos. Garantidamente que há 5 anos a esta parte, o grupo peregrina melhor, caminha com menos dores e a qualidade de vida destes peregrinos durante os 7 dias de caminhada melhorou muito, muito mesmo.
Temos a felicidade da Mestre Alice Marques nos acompanhar nesta longa caminhada há já 3 anos, aliás já faz parte da equipa de apoio na estrada, para ti Mestre um beijo de gratidão pelo apoio e pela presença.
Há 2 anos que este grupo, conta com a presença dos terapeutas d’ ”O Caminho da Montanha”, nos finais de tarde dos dias 6, 7 e 8 de Maio, para ajudarem os peregrinos a aliviar as dores através das relaxantes massagens e Reiki. Para todos vocês, queridos terapeutas que nos visitaram, um beijo enorme de reconhecimento pelo vosso belo trabalho, não imaginam o quanto contribuíram para que a caminhada do dia seguinte fosse sempre mais leve e suave. Um bem-haja a todos do fundo do coração, que a Virgem Mãe vos proteja e acaricie, como cada um de vocês acariciou um grupo cansado e dorido. Obrigada em nome de todos e em especial em nome da organização.

Tinha muito para contar das peregrinações que apoiei ao longo destes 10 anos, muitas Historias, muitas Lágrimas, muito Sofrimento, mas, sempre tudo vivido com muita Alegria, muita Fé e acima de tudo com muito AMOR.
A Vida é uma peregrinação constante, nesta semana, vivo uma peregrinação dentro da peregrinação que me foi dada para Viver
Peregrino é Amor, transporta AMOR…
Que cada um de nós seja Iluminado, Abençoado e Bendito pela Virgem Mãe…
Que cada um atenda ao pedido de 13 de Maio de 1917 feito aos três pastorinhos pela Senhora Vestida de Branco e mais Brilhante que o Sol, e seja um mensageiro do AMOR e da PAZ.
Um abraço e um bem-haja gigante a todos e em especial a cada um como peregrino da VIDA


Elisabete Teixeira.

3 comentários:

alice marques disse...

Obrigada por este texto que nos toca profundamente.

Sim, este tempo de "peregrinação" é mágico, uma saída do tempo e das vivências quotidianas. É único!

Não sei quem tem de agradecer a quem, pois esta possibilidade que nos é dada e, creio que posso falar por todas as equipas de terapeutas do Caminho da Montanha que deram o seu sim, é algo que marca para sempre. Fiacamos mais ricos, mais humanos, mais NÓS.

A todos os peregrinos, a todas as equipas, à família que é raiz deste acontecimento e sobretudo à Mãe Lina, pessoa extraordinária de vida, de força e de Amor, um grande bem-haja!

Que a Luz esteja sempre convosco, como conseguem iluminar os corações daqueles que caminham na estrada de Fátima ou nos caminhos do coração.

Beijo docinho a ti, Beta, a quem agradeço muito especialmente o dom de fazer parte da equipa de estrada. Aos meus companheiros de viagem.... até já!

Ernesto disse...

Belo, cheio de fé e amor. Que os pés nunca desfaleçam e o coração mantenha sempre essa enorme vontade de doação.
Belo exemplo.
Fico grato e feliz ao ler tais mensagens.

Maria Dias disse...

Betinha, Bethinha!!!
Conheçi o Reiki através da tua pessoa, e, cada vez estou mais convencida que nada acontece por acaso. O Reiki veio ter comigo, sem eu o procurar, e tornei-me Reikiana. É uma forma fantástica de partilha e ajuda, aos outros e a nós próprios,e sinto que realmente faço parte de um todo muito maior que as suas partes. Não consigo muitas vezes exprimir o que quero dizer, mas importante mesmo é o que sinto. E neste momento da minha vida, sinto que a vida tem sentido, tudo o que nos acontece, se pensarmos bem, acontece não por acaso, mas porque tinha de acontecer, e encaixa em todas as outras coisas que já aconteceram ou vão acontecer. Eu fui peregrina a pé a Fátima, em 2006,e foi muito gratificante poder "agradecer" a graça que me foi concedida pela nossa Mãe.E, este ano tive o privilégio de ser peregrina, não a pé, mas de outra forma, ajudando os outros. Mas, no fundo eu é que fui ajudada, e tenho que estar grata por me ter sido permitido viver estes dias, de partilha e em que me senti parte de algo maravilhoso. Foram dias de pouco sono, mas em que não senti cansaço, não me lembrei das minhas costas, nem das pernas, andei sempre com uma energia que não sei de onde veio... Foram dias fantásticos em que tive a certeza, se já não a tivesse que a partilha e o Amor são o que mais precioso temos . Sinto uma paz enorme, e penso que fui buscar força, na oração, para poder levar a minha vida tranquilamente, preparada para o que possa acontecer...Deus não nos da fardo que não sejamos capazes de suportar, não é?
Nesta peregrinação que é a nossa vida, sabermos que podemos contar com os que apoiam é muito bom, e estarmos presentes para apoiar os outros na caminhada é um acto de Fé e de Amor!!!
Um abraço especial para ti, companheira de viagem, e para todos os outros companheiros.