segunda-feira, 16 de maio de 2011

Rótulos



Aparentemente parece quase um disparate falarmos deste tema. Como se que estivéssemos a falar de marcas de produtos. Mas é um assunto muito sério.

A nossa sociedade vive cada vez mais de modelos baseados em valores aparentes, como a beleza, a riqueza, o sucesso, estar no top, entre muitos outros. Quem não os seguir ou quiser seguir um outro caminho, fica “rotulado”. 

No que tenho apreciado na geração mais recente (e nas mentalidades mais antigas), reparo que há muita discriminação entre eles, relativamente ao meio social, marcas de roupa, sapatos e afins. Também por conceitos e preconceitos transmitidos de geração em geração.  Aqueles que não têm ou não podem ser assim, são rotulados e postos de lado. Para mim, basicamente o Ser “Humano” é todo igual. O que difere é o meio onde vive, a educação, os valores que lhe são transmitidos, etc.

Vivemos com tantas “facilidades” que acabamos por não crescer enquanto indivíduos, tornamo-nos frustrados, agressivos e cada vez mais egoístas. Hoje para nos comunicarmos há um sem número de meios, mas a comunicação interpessoal está num declínio. Temos tanto e ao mesmo tempo nada. Apenas objectos que nos trazem uma felicidade muito fugaz. Se não acompanhamos a evolução sentimo-nos fora de que está “in”( do que se fala mais).

Todos nós temos preconceitos, mas na minha opinião deveríamos tentar mudar, porque cada vez vamo-nos cada vez mais frios e insensíveis. Paremos com os rótulos. Isso não leva a nada. Só à nossa destruição.

Mary Rosas
16.05.11

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá querida,
fico feliz de ver que ainda há quem pense como eu. Realmente a questão dos rótulos está-se a tornar cada vez pior e cabe a cada um de nós fazer a sua parte.
Obrigada por partilhares e muitos beijos,
Maria.