domingo, 10 de março de 2013

Encontros de Poesia




Hino à PAZ

Sou eu, és tu, ou outro qualquer.

Não importa quem és, homem ou mulher.

Importa sim, amar-te como Deus quer!

E se o amor é respeitar e bem querer.....

Então a nossa amizade vai durar

até Deus nos chamar

e, a felicidade eternamente nos conceder.


Ontem,

Foi Hino, Cântico de Vida, partilha, emoção, paixão, Fogo… Dádiva de poeta da alma, declamado pelo amor-companheira, transmitida em movimento circundante, re-nascido na Arte de dizer, fonte de amar.

Foram muitos os temas abordados por Angelino Pereira, desafiado pelo Armando – companheiro de longa data. A sala uniu-se numa energia feita de palavras sentidas, ditas tímida ou com a certeza da alma….

 Angelino falou da dor de dar à luz uma obra nascida das suas entranhas, do amor da concepção, do sofrimento do abandono à vida desse filho da alma que é um livro.


Falou de passados que permitiram a força e o valor apenas adquiridos pela vontade do querer. E tudo envolvido, amassado no amor.

Falou da sociedade presente, da falta de solidariedade, fantasma presente, tantas vezes ocultado por estratagemas e desculpas.

Falou da solidão, não aquela que por vezes buscamos para marcarmos encontro com o nosso Norte, mas da outra, aquela que dói, penetra até aos ossos. Aquela que nasceu nos meandros desta sociedade que tem e não é. Aquela que vem no tempo que passou sem se dar conta, fechados no quotidiano de ilusões egocêntricas. Enfim, diz Angelino Pereira:

                     Não vou ficar!

                     Sei lá por onde ando 

                     Na contagem dos meus passos 

                     Empoeirados no tempo!

                     Sei lá o que faço

                     Na miragem de enlaços

                     Caminhada de alento

                     Sei lá p’ra onde vou

                     Nem sei mesmo onde estou

                     Quando aqui pareço estar

                     E se fico onde estou

                     Que importa p'ra onde vou

                     Sei que não vou cá ficar!

                     (Poema publicado na Antologia da Ed.Cidade Berço "Poetas de Sempre II Volume - Setembro 2001).



A tarde passou depressa, demasiado, no tempo que não se dá conta, nesse Intervalo que se abre de quando em quando, sempre que mergulhamos, em voo livre, no Infinito da Criação.

E todos fomos poetas, uns porque tornaram Palavra o âmago do sentir, outros porque o coração vibrou em consonância e Souberam o poeta….

Um agradecimento muito especial ao Armando Guedes que permitiu este encontro, e que tanto deu....


A todos bem-hajam!







MINHA FONTE DE PRAZER

             Meu encanto minha vida

             Minha fonte do prazer

             Minha loucura desmedida

             Nos meus tempos de lazer

Nas ondas dos teus seios

Nas curvas das tuas ancas

Entre folhos nos permeios

Com teu corpo me encantas


E na vontade de viver

Que eu procuro sem cessar

É na fonte do prazer

Que eu volto a renascer







Os poemas são, é óbvio, de Angelino Pereira







(Fotografias: Ernesto Henriques, de telemóvel)



3 comentários:

AG disse...

Com as m desculpas de não saber "deixar" aqui o meu comentário por ora...vamos tentar de novo e dizer que...
Ao ler não contive o silêncio que devia...
Tão só prover a partilha do artista e da sua obra a todos os que se associaram ao CENTRO nesse dia.
Serão as melhores testemunhas...
Que o CENTRO prossiga no seu PROJETO...
Obrigado pelo vosso companheirismo.
Armandoguedes

AG disse...

A inabilidade para deixar um comentário troncou o dito antes.
Assim... Que o CENTRO prossiga no "sonho ou sopro" do seu Projeto.
"O Espírito do Centro de Desenvolvimento Pessoal é força de Vida, Luz e Beleza no Caminho para o Amor"...palavras de alguém certamente da sua criadora.
Com talento, arte e engenho de bem-fazer dos que se associam.

Dora Santos disse...

Aqui distante, tentando alcançar os passos do poeta que inspira-me a compor dias mais coloridos quando leio atentamente seus versos e prosas– Angelino Pereira, envio-te um abraço verde e amarelo com muito carinho e respeito!