terça-feira, 12 de março de 2013

Recordação de um Poeta...




“Parti de Guimarães à procura de Santa Maria de Lamas sem saber o que iria encontrar. Daquelas coisas de viagens no desconhecido para experimentar... Sem discurso elaborado - com algumas notas que não usei - fiquei na expectativa que tudo se revelasse... Nunca tinha levado o livro a meio igual.

Começamos pela meditação que achei muito interessante para preparação de um evento cultural. Sempre fico preocupado - no início - no que posso dizer que eleve o momento como prémio para os que dizem e os que ouvem. Mas como habitualmente acontece, com quem está na vida por paixão e se dá por amor, tudo acaba por ter a força da alma. E penso que a ALMA de todos se elevou...”

Agora, no balanço de tudo, quero agradecer-lhe a dedicação que revela dar ao Centro. O Caminho da Montanha foi e é para mim uma surpresa boa. Ninguém adivinha o futuro mas sabe-se pelos caminhos que trilhamos e através e tantas revelações, que nos deixam perplexos, que a nossa vida tem sentido quando conseguimos gerar amizade, provando o que tantas vezes tenho afirmado: “se durante a nossa vida não conseguirmos construir AMIZADE, de nada valeu termos nascido.”

Fiquei feliz por ter associado o poema “Como chegar à montanha”, do meu “Renascer” aos princípios do Centro. O livro publicado em 2006 teve ontem uma festa única e muito especial.

Senti que todos vivemos um momento único e interessante, inolvidável. Fiquei muito feliz por ver pessoas emocionadas com as minhas palavras e os meus poemas... Penso que a minha obra está a seguir o seu caminho e a seara que tenho tratado começa a dar seus frutos. Nos abraços finais senti muito calor e ouvi a revelação de pessoas que não gostavam de poesia mas a partir da nossa presença ficaram a gostar. TODOS GANHAMOS, na Cultura e no Bem-estar.

Obrigado por ter selecionado para mim a flor de girassol que significa felicidade. “A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol.” Espero que nos traga a prometida sorte e boas vibrações. E a fama, sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor sejam sentidas na vivência de todos os Amigos do Centro.

Junto uma foto do local onde o girassol, agora ilumina.

Bem-haja ao Caminho da Montanha, à Alice e todos os Amigos do Centro.

Abraços
Angelino Pereira

3 comentários:

Ernesto disse...

Quando foi anunciado no blogue do Centro uma tarde de poesia, pensei para mim: mais um frete.
Esta sensação/certeza de que a poesia não é para mim e que não entra na minha estrutura mental sofreu um forte abalo e dei comigo a pensar que às vezes até sou capaz de admirar o belo.
Comecei por ouvir uns poemas que até pareciam fazer sentido!
Escutei com muita atenção um escritor/poeta cheio de entusiasmo, que falava com alma e sentimento. E fiquei “apanhado”…
A falta de solidariedade humana é, talvez, o grande mal da sociedade actual. Mas, felizmente, ainda existe em muitos núcleos. O Angelino pôde verificar “in loco” a força e vivência existentes n’ “O Caminho da Montanha”. Aliás afirma-o na “Recordação de um Poeta”. Julgo que entrou fortemente no nosso “ser”…
Como é belo o poema “Como chegar à montanha”. Sabia que não há acasos? Mas acredite que é muito difícil subir a montanha. Todavia vale a pena o sacrifício, se sacrifício se pode chamar!
E deu para perceber que sua esposa é sua fã incondicional e…como declama bem e sempre com o poema certo na hora certa.
Palavra de gratidão para o Armando, um raio de luz sempre presente.
Para o Angelino e esposa, pela amabilidade e disponibilidade e pela bela tarde que me proporcionaram, apenas digo: “que Deus lhes pague”, pois no Centro só temos amor e solidariedade para dar…

alice marques disse...

Que lindo o seu comentário Ernesto.

E ainda diz que não gosta ou não compreende a poesia... Como, se é um poeta pelo coração?......

Raquel Silva disse...

« Amar é,quantas vezes,ouvir apenas o que alguém tem p`ra nos dizer »