quinta-feira, 21 de março de 2013

As histórias “malcontadas” da Cigarra e da Formiga…



E a formiga sempre determinada, incansável no seu trabalho, de um lado para o outro, ia colhendo e acumulando alimento para sobreviver no inverno… enquanto a cigarra, essa miserável, por ter levado uma vida de descanso e cantorias, apertava o “cinto” por ser preguiçosa desmiolada… E era o que bem merecia, dizia-se!
Assim é de todos conhecido o resultado! Por gerações e gerações de formigas e cigarras, tudo continuou como dantes… transformando-se num ensino com tal peso, que ainda hoje persiste e perdurará…

 E embora não conste que tenha havido extinção das cigarras, estava assim encontrado o modelo de lição de moral a tirar, para o trabalho e para a preguiça, como referido num antigo provérbio de Salomão:   “A preguiça causa profundo sono e o indolente passa fome”.

Ora acontece que ali ao lado, bem perto, noutra sociedade de formigas e cigarras, todas trabalhavam numa harmoniosa convivência.
Ao canto da cigarra, a formiga sentia alegria no trabalho … e com esse entusiasmo, o seu trabalho até se manifestava mais produtivo; E na caminhada em passo ritmado, no seu lufa lufa, a formiga mal depositava os alimentos, lá no fundo da cova na despensa colectiva e bem protegida, rapidamente voltava ao cimo e deliciava-se com as melodias que ouvia da cigarra!
E as formigas continuaram por gerações e gerações a sentirem-se felizes por partilharem da bela companhia…da cigarra, que assim sempre tem prestado com o seu canto, um valioso contributo para o bem estar e felicidade das formigas…
E assim viviam muito felizes, partilhando o que de melhor podiam dar e receber, cada uma segundo os seus dotes e capacidades… continuando por gerações e gerações a conviver em perfeita harmonia… E nada consta que pensem em mudar, nem tão pouco que a cigarra corra risco de extinção ou deixe de prover o seu alimento devido e no tempo apropriado.

Entretanto na sociedade dos humanos, as “formigas trabalhadoras” também continuam a ter muito apreço pelo canto e pelos dotes doutras “cigarras” na arte da música… e do canto, continuando a ter muita simpatia e apreço por elas, reconhecendo que também prestam um valioso serviço às “formigas “ por dar tanta alegria no viver…
Estas em reconhecimento do seu valor, dão e retribuem como proventos do seu trabalho, para continuarem a ver e admirar os seus distintos dons artísticos, reunindo-se para as ouvir em toda a época do ano, em consertos, saraus, bandas, festivais, ou mesmo para serem ouvidas em gravações em casa das formiguinhas e formigas trabalhadoras !!!
E assim vão percebendo e aceitando o papel que cada um tem na sociedade humana, onde a tantas “cigarras” lhes dá atributos de honra a muitas delas! E isto continua por gerações…

Mas… mas ainda dentro da sociedade humana têm prosperado uma outra espécie, uma prole de €igarras degeneradas que também se apresentam como trabalhadoras, e que com um outro canto melodioso muito ao seu jeito, estão a destruir a harmonia que se queria na sociedade humana.
Promovem-se como “cigarras” organizadoras do trabalho, ajudadoras e insubstituíveis na vida de cada um… causando afinal um mal irreparável de pobreza, infelicidade e tristeza à geração presente.
Seu canto soa a agiotagem e exploração das “formigas trabalhadoras”, deixando-as cada vez mais pobres e sem emprego, e tantas já sem de comer para além do inverno…
Avaras(os) numa ambição desmedida e miserável, vivendo pelo prazer ao dinheiro, seu deus, procuram tão só a riqueza, revelando-se duma crueldade desumana que traz tamanho sofrimento e angústia a tantos povos “formigas e formiguinhas” por todo esse mundo fora! Mal destes tempos! Que não se livra desta praga de bandos de “cigarras” com sede insaciável do dinheiro e do lucro, enquanto houver tanto “egoísmo e ganância” no Homem, a proliferar em crescendo por aí…
São agora outras, como esta, as histórias reais em que valerá a pena pensar… pensamos!

Por RamalhoDeQueirós

(Enviado por Armando Guedes)

1 comentário:

Raquel Silva disse...

É assustador esta praga de "cigarras" que aos poucos se veio instalando no mundo inteiro.Tb é certo que houve sempre quem trabalhasse e amealhasse e outros que desdenhassem,certo?Pois!Chegou a hora da MUDANÇA!Temos que mudar profundamente a nossa forma de pensar e de estar na vida.A cada um cabe reflectir...