quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PORQUE ACORDAMOS? PORQUE DORMIMOS?



Todos os dias me interrogo sobre o que é a vida.
Porque acordamos? Porque dormimos?

Aparentemente é fácil responder, acordamos para trabalhar, estudar, conviver… e dormimos para descansar, repor energias… E além disso?

Dormimos porque acordamos ou acordamos porque dormimos?
Se dormimos porque acordamos, porque temos que dormir?
Até gostamos de trabalhar, conviver, estudar, mostrar o que pensamos ser, outras vezes mostrar o que somos e o que não somos…
...enfim, é neste acordar que consideramos viver, ou indo um pouco mais longe, vamos também pensando que “ em mim ninguém manda”, “ eu faço o que quero”, “ não me humilho”… É o facto de estar acordado que nos faz assim sentir, falar e pensar.
Então uma vez mais pergunto para quê dormir? Aparentemente, enquanto se dorme não se tem comando sobre nada, respiramos, mantemo-nos vivos.
Mas, quem somos? O que fazemos? Se enquanto dormimos somos assim tão libertos, perdemos o controle sobre quase tudo, porque queremos acordar? E também porque sonhamos? Há quem diga que os sonhos dão a certeza de se ter dormido, são uma recordação do dormir. Eu não sei o que são. Serão os sonhos uma forma de vida em sono???

A vida á qual chamamos vida e, pensamos viver, é realmente mágica, tão misteriosa que me obriga a pensar que não existem respostas que expliquem a verdade na sua totalidade.
Todos andamos na busca de respostas a coisas complexas, e afinal, eu não encontro resposta para estas aparentemente tão simples.
Porque durmo? Porque acordo? Quem me “comanda”? Eu não. Talvez gostasse de estar sempre acordada, para ter perfeita noção de tudo que me rodeia e em todos os momentos. Ou talvez optasse por dormir, assim não sentiria preocupação, sofrimento e mal estar… A verdade é que não mando em mim, e, alguém mandará em si mesmo?

Porque será que pensamos ser “tanto”, por vezes, “invencíveis” e afinal? O que somos? Quando bem pensamos, descobrimos que somos o que somos, fazemos o que fazemos, pensamos o que pensamos, temos a nossa vontade. Mas, a verdade é que tudo isto começa e acaba quando menos esperamos.

Então, o “comando” é Superior, bem Superior… Ao Altíssimo pertence.

Nesta cadeia de ideias e perguntas, surge-me outra, estará o dormir associado á morte e o acordar á vida? Ou, vice-versa? Será que vivemos para morrer? Ou morremos para viver?
Cada vez mais penso que somos ilimitados no sentido do Ser. Mas, enquanto seres humanos, ainda com capacidades muito limitadas, incapazes de responderem a questões aparentemente simples, pois desconhecemos respostas concretas e reais, e, quando arriscamos responder teremos que dar largas á imaginação, correndo o risco de realizar verdadeiros filmes em nós…

Ás vezes penso que é perder tempo pensar nestas coisas, no entanto vou também pensando que o sono, o acordar, morrer e viver, são a Vida e, que a Vida nos transporta ao despertar para:

- Saber a Verdade,
- Descobrir a Beleza,
- Conhecer a Força,
- Viver no AMOR.

Já agora, uma última questão, pensar nestas coisas, será perder ou ganhar? Eheheh!!...




Beijo grande para todos.

Elisabete Teixeira

6 comentários:

Ester disse...

Eu não sei muito bem se é o sonho ou a vida que me intriga, em qual dos dois está o meu verdadeiro eu, mas talvez seja essa a intenção, que continue a procura em todos os recantos do meu ser. Nem tudo se pode saber ou entender nesta vida (ou neste sonho!!), talvez seja esse o maior mistério.

Ernesto disse...

Ao consultar o Caminho da Montanha, deparei-me com uma ensaboadela filosófica e metafísica. E pensei logo: o que se terá passado na cabeça desta Senhora?
E disse para mim: vou devolver o enigma. O que apareceu primeiro: o ovo ou a galinha?
O artigo é muito interessante, pois sai fora de todos os cânones. Acordar e dormir. E pensar na vida e na morte nunca é perder tempo.
Mas como não morremos, apenas mudamos de estado, pensemos no dormir e acordar como uma preparação para essa mudança.
O ser “Superior” programou-nos para isso, deixando-nos a liberdade de viver e aceitar esta realidade sem complexos, sem cobardias, ou medos.

Unknown disse...

A vida não é misteriosa,misteriosa é a morte...!A vida é um composto de sentimos,dor,amor,paz e todos os derivados que daí podem surguir.São eles os ingredientes de uma aprendizagem para a aceitação daquilo que somos.Quando o sol dorme a lua acorda e vice versa, porquê?Para que possamos estar sempre aquecidos e iluminados.Ao dormir damos luz ao nosso cérebro,á nossa alma ,ao nosso corpo.Ao acordarmos devemos reparti-la com aqueles que não a têm .Dormimos para receber,acordamos para partilhar.Jamais será tempo perdido quando damos o que deve ser partilhado.

alice marques disse...

Reencontramos o humor da nossa "Pestinha" neste texto, profundo.

Acredito que ainda não acordamos, ainda não despertamos. Em estadp de vigília ou em sono, não estamos despertos. De facto quando sonhamos, normalmente, nao temos controlo sobre o desenrolar do sonho. Em estado de vigília, temos esse controlo? Ou será que é o mesmo género de controlo que exercemos em sonho, ou seja instintivo, emocional, não sendo um controlo efectivo sobre os acontecimentos.

Deixo a pergunta: o que é dormir? será que não andamos a dormir, a sonhar que vivemos? Qual é a realidade, quando sonhamos ou quando estamos em vigília?
Quando sonhamos acreditamos viver o sonho, ser essa a realidade; em estado de vigília não é assim mesmo que pensamos? Qual a diferença para as nossas sensações?

Um beijinho a todos na expectativa de que todos possam dar a sua colaboração, com alegria. na partilha.

Ana Luís disse...

Não sei quem me fez mais nós no cérebro com as suas perguntas. Se a Peste mor se a Peste ET ;p

Mas como em todas as coisas devemos ter a nossa opinião...
Por diversas vezes já passamos pela morte, mas como não nos recordamos, ela(a morte) tornou-se aos nossos olhos terrenos um mistério.
Contudo creio ser um erro dizer que a vida não é misteriosa e reduzi-la apenas a sentimentos. Obviamente eu não sei dizer tudo o que ela é mas acredito que ela vai mais além, muito mais além disso.

"A vida... é realmente mágica, tão misteriosa"... nem me atrevo a dar respostas incompletas às perguntas pertinentes que aqui foram colocadas. Tenho material suficiente de reflecção para os próximos anos e até mesmo vidas.


Em resposta à tua última pergunta Peste ET, digo-te que nada se perde porque tudo se transforma e nada se ganha porque tudo se tem.
Eheheh... tentei não? ;p

Unknown disse...

Que bom sermos DIFERENTES,sentirmos de forma DIFERENTE e pensar de forma DIFERENTE.
Porque não pegar neste tema e fazer dele uma sessão de sábado á tarde?
Aceitam?Fico a aguardar a decisão final.