sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sopro....


Falemos de um gesto vital: o sopro, o respiro.

Todos, sem excepção, vivemos de uma função à que, na maior parte do tempo, não damos qualquer atenção: respirar. 

O ar na inspiração está carregado de Prâna, que como é definido anteriormente, é uma forma de energia que vai alimentar e conservar o corpo. Não vivemos apenas da "combustão" dos alimento, sólidos ou líquidos,  ingeridos, mas também de energia cósmica que existe no Ar.

É muito importante a respiração e a forma como respiramos. Podemos acalmar-nos apenas abrandando o ritmo respiratório: respirações mais longas e profundas e.... importante, abdominais. 

De uma forma simples exemplifiquemos:

Onde temos o nosso Centro de Gravidade pessoal, aquele Centro que é o mais utilizado - inconscientemente na maioria dos casos - e que nos permite ter a força não física mas energética?

No abdómen, cerca de dois dedos abaixo do umbigo onde se encontra o Svasdhisthana, o Hara ou o Dan Tien, um vórtice energético utilizado e dominado, por exemplo, pelos karatecas e que lhes permite quebrar tijolos, pedras ou adquirir uma força acima do normal. Quando respiramos utilizando o abdómen estamos a accionar conscientemente este Chakram e adquirir, com o tempo, o controlo da nossa gravidade pessoal.

Onde temos o nosso Centro de Afectos, aquele onde "guardamos" o amor, o ódio, o gostar, etc?

No tórax, no coração, onde se encontra o Anahata Chakra. Assim, quando estamos nervosos, emocionados, tensos temos tendência a respirar pelo tórax, não é?

Nos filmes, nos momentos de emoção, a câmara vai normalmente focar o peito dos actores. Um dos motivos é exactamente passar o movimento torácico que indica grande emoção.

A respiração é um acto. Na vida quotidiana agimos através dela também. Deveria ser activa e consciente em cada momento. A inalação do Prâna, quando em estado consciente, vai aumentar as potencialidades deste alimento energético: como toda a energia o pensamento, o sentir, a consciência agem sobre ele.

Cada acto da nossa vida quotidiana devia ser marcado pelo ritmo consciente do Respiro.

Sem comentários: